terça-feira, março 21, 2006

CINEMA PORTUGUÊS



Coisa Ruim é uma produção Portuguesa.
Rodado em Portugal numa aldeia da Serra da Estrela, perto de Seia este filme teve o privilégio de abrir o festival de cinema mais importante do nosso país já reconhecido no panorama cinematográfico internacional, o Fantasporto 2006.
Contando com um leque de actores conhecidos do mercado português com boas representações, Adriano Luz, Manuela Couto, Sara Carinhas, Afonso Pimentel entre outros, o filme desenrola-se num conflito entre o misticismo do povo da aldeia, com crenças em demónios, e estudo biológico das mais diversas espécies de plantas existentes na zona. É um conflito entre a ciência e as raízes do povo, onde o clero tem uma influência grande no modo de vida das pessoas do interior, neste Portugal. As diferenças entre as pessoas do campo e as pessoas da cidade é também uma boa referencia.
Tiago Guedes e Frederico Serra lançam um filme de suspense a roçar o terror duma casa assombrada.
De salientar neste filme o argumento de Rodrigo Guedes de Carvalho que vê assim a sua obra ser publicada através da tela.
Aquando do fim do filme ficamos com a sensação que o argumento é bom e que poderia ser muito mais explorado, quer em pormenores, quer na criação de cenários, quer em efeitos especiais, mas quando nos levantamos da cadeira da sala de cinema damos conta que somos portugueses, que estamos em Portugal, e que até a qualidade de imagem e fotografia não são de boa qualidade, pela escassez de capital para fazer um filme.
Apesar de tudo fica a teimosia e a coragem dos que neste país alguma coisa fazem pela cultura.Convém ainda dizer que um dos patrocínios para este filme foi da Máquina Estatal, através do Ministério da Cultura.

Sem comentários: