segunda-feira, julho 23, 2007

Às direitas...

A ala direita da política portuguesa está em crise.
Marques Mendes, conhecido por o rapaz pequeno do PSD que sempre foi servente dos outros, encabeçou a liderança do PSD com muitas dúvidas para os militantes do partido do centro de direita e com muitas guerras internas entre os barões que mandam naquele partido.
Marques Mendes está de partida programada, devendo deixar o cargo que ocupa já em Setembro. O senhor que se segue ainda não se sabe o nome, mas se for o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, a seguir-lhe as pisadas, vamos ficar na mesma com uma oposição enfraquecida, embora este senhor tenha o apoio da Sr.ª ex-minitra, Manuela Ferreira Leite.
Cada vez mais as pessoas acreditam menos nos partidos políticos e nas pessoas que estão na sua liderança. Cada vez se vota menos, quando se vota é para a pessoa e não para o partido. Resultado positivo e prova viva disso é a eleição de Carmona na Câmara de Lisboa.
Não longe desta nova realidade anda Pedro Santana Lopes, que já percebeu que as pessoas votam nas pessoas, foi eleito na Figueira da Foz e em Lisboa pelo povo contra vontade do seu partido. Está a movimentar-se para efectuar uma plataforma de direita à qual quer presidir, ou não estive eu a escrever sobre Santana Lopes. Reunir uma ala insatisfeita do PSD e do CDS/PP para formar uma nova direita em Portugal é o caminho que vai seguir. Se passar os seus apoiantes para esta nova ala, se fizer uma coligação com Manuel Monteiro que está de saída da Nova Democracia tem pontos a favor para si. Dos que não concordam com o PSD há anos e com os que são anti-Paulo Portas dentro do PP.
Estamos a caminhar a passos largos para uma desunião na direita portuguesa que chegou ao fim da linha sem saber por onde passou e como passou o tempo para a mudança.
Isto fará que mais pessoas coloquem em questão o seu voto o que poderá enfraquecer a direita e fazer subir uma esquerda que tem de ser mais inteligente e dinâmica para combater o actual estado politico em que vivemos. Como o próprio nome do blog indica, “A PUTA CONTINUA, DIREITA PARA A RUA.”Há anos que não temos uma crise tão grande dentro do PSD com um possível desmantelamento do seu núcleo. Era bom, muito bom que isso acontecesse. Fiquemos há espera de Setembro para assistirmos ao desfecho desta fase menos clara da Direita Tuga.

Sem comentários: